Søg i Support

Avoid support scams. We will never ask you to call or text a phone number or share personal information. Please report suspicious activity using the “Report Abuse” option.

Learn More

Pq Firefox abre janela inserir senha antes saber qual Certificado A1 escolhido? Não reconhece Leitora de Cartões A3 mesmo instalando SAFESIGN?

more options

Certificados A1: Ao acionar o botão de Certificado Digital em qualquer site que o exija o Firefox abre uma janela para inserção da senha. Porém existem vários Certificados A1 no sistema. Então para chegar a eles temos que clicar em [Cancelar] por diversas vezes e então os Certificados são disponibilizados para a escolha e ao selecionar um deles podemos finalmente prosseguir. O correto, em meu entendimento, seria que o navegador abrisse em primeiro lugar a janela dos Certificados e possibilitasse a escolha para só depois abrir a janela para inserção de sua senha; Certificados A3: Como sabem esse tipo de certificado é armazenado em um cartão e depende de uma Leitora de Cartões e também de um sistema, que no meu caso é o da Serasa e tem o nome de SafeSign; No "SafeSign" existe uma aba para a integralização com o Firefox. Ao acionar a referida integração aquele sistema reporta que a integralização foi realizada com sucesso. Ao acessar algum site que exija Certificado Digital, clicamos no link respectivo e, simplesmente, o Certificado A3 que está na Leitora e que está "operacional" (podendo ser acessado com o IE e o Chrome), não é reconhecido pelo Firefox. Em seguida é aberta aquela mesma tela das senhas antecedendo à seleção dos certificados acima descrita para os certificados A1. Obrigado pela atenção!

Alle svar (1)

more options

Olá, MarioCapella.

Sobre a primeira pergunta, digitando na barra de endereços <about:preferences#privacy>, seguindo até o campo "Certificados", no item "Quando um servidor solicita seu certificado pessoal", verifique se a opção "Selecionar um automaticamente" está selecionada. Se estiver, marque a opção seguinte, "Perguntar todas as vezes". Veja se isso resolve.

Quanto ao segundo problema, há outros dois relatos aqui no Fórum envolvendo certificados digitais:

Assim, como foi sugerido nos outros casos, recomendo relatar o problema ao fornecedor do certificado, se ainda não o fez. Como o uso desse certificado depende de software do fornecedor, pode ser que as atualizações do Firefox exijam adequação nesse programa.

Como houve atualização recente do navegador, o problema pode estar relacionado isso. Sugiro testar o uso do certificado na versão de suporte estendido, o Firefox-ESR. Essa é uma versão indicada para ambientes corporativos que tem foco em estabilidade.

Se alguma das orientações for útil, informe aqui. Certamente ajudará outros usuários que estão com o mesmo problema.

Ændret af Paulo Henrique den